10 conselhos de gestão para crescer durante a crise

 

1 – Evite falar em crise no ambiente profissional

Segundo o consultor e empreendedor Francisco Valim, essa prática afeta o desenvolvimento das equipes e traz uma carga de preocupação e receio para o trabalho. É importante criar um ambiente agradável para a discussão de ideias criativas e inteligentes que irão reduzir os impactos da crise no seu negócio, e não a exposição das dificuldades que poderão surgir.

Como disse Valim: “se a gente parar para discutir a crise, a gente desiste”. Por isso, foque os seus esforços na identificação de soluções para que as suas metas sejam alcançadas da melhor forma possível.

2 – Identifique opções para se diferenciar

Em um mercado em que as vendas estão sendo prejudicadas, encontrar uma forma de se destacar é essencial. Um exemplo é a diversificação de mercados e a criação de kits personalizados e exclusivos para os clientes.

A empresa Flores Online dobrou o seu faturamento adotando essas estratégias. Então não tenha medo de arriscar! Análise o seu negócio e identifique uma oportunidade de se diferenciar, garantir vantagem competitiva e crescer durante a crise.

3 – Priorize a alocação de recursos

Unanimidade entre os profissionais de gestão em crises, a alocação de recursos é essencial para que um negócio sobreviva e continue crescendo em um cenário de retração econômica.

Otimize os seus investimentos e estabeleça uma estratégia para fomentar a redução de gastos na empresa. É preciso estabelecer objetivos viáveis para cada colaborador, com recursos financeiros alocados para isso. Se não der certo, você terá dinheiro guardado para pensar em outras possibilidades.

4 – Reconhecimento para aumentar a produtividade

Uma das atitudes mais positivas que um gestor pode ter em relação aos seus funcionários em tempos de crise é reconhecê-los por seus esforços e resultados positivos. Um feedback direto e construtivo é essencial para manter a equipe motivada e engajada com os objetivos estabelecidos pela organização.

Uma estratégia que está sendo muito utilizada pelas empresas é a gamificação, que tem o poder de estimular a produtividade através da utilização da dinâmica dos games no ambiente de trabalho.

5 – Invista nos funcionários

Desenvolva métodos para capacitar profissionalmente os seus colaboradores em suas áreas de atuação. Investir em cursos e treinamentos para aprimorar as habilidades de quem já está do seu lado é uma forma de falar: “estamos aqui e acreditamos em você, não vamos te abandonar”!

Esse processo é uma alternativa para evitar demissões e transformar a produtividade e motivação da sua equipe.

Porém, é preciso que a organização seja transparente e deixe claro as expectativas em relação ao investimento que está sendo feito. O funcionário se sente mais confortável para correr riscos e propor ideias que podem ser a saída para o seu negócio.

6 – Otimize os seus canais de comunicação interna

Nenhuma empresa consegue crescer durante a crise sozinha, é preciso de uma equipe bem treinada e confiante. Investir no aprimoramento da comunicação interna é uma forma de valorizar os seus ativos.

Crie newsletters ou destaque os aniversariantes do mês. A gamificação também pode entrar como facilitadora desse processo, fazendo que os colaboradores se sintam reconhecidos e produzam mais.

7 – Proteja os seus clientes

Quem compra os seus produtos tem o poder de vendê-los através de indicações e comentários positivos. Por isso, invista na satisfação e conforto dos clientes com a criação de métodos que demonstrem que a sua empresa continua oferecendo produtos de qualidade e com um preço adequado mesmo em um cenário conturbado.

Outra dica é manter o relacionamento com o cliente a longo prazo, a fim de alcançar a sua fidelização. Um exemplo bastante útil é o envio de e-mails informativos sobre novos produtos, promoções do mês ou até mesmo uma mensagem parabenizando-o por uma data especial.

8 – Se reinvente

Um artigo publicado no portal Endeavor mostrou que em um cenário de crise a saída primordial é se adaptar e se reinventar. Encontre pessoas dentro da sua equipe que estão dispostas a arriscar e encontrar alternativas criativas para que a empresa se encaixe nas novas oportunidades.

Uma cultura organizacional mais horizontalizada é responsável pela criação das ideias mais incríveis possíveis. Isso se dá devido à aproximação dos funcionários e seus líderes em um processo colaborativo e democrático de exposição de opiniões e soluções.

9 – Mantenha o foco

É muito comum encontrar empresas que não conseguem crescer simplesmente por falta de foco. Detectar um objetivo e persegui-lo até o fim é essencial para alcançar um bom resultado e se manter forte em uma crise.

Converse com a sua equipe e elabore as estratégias que irão te ajudar nesse processo. Existem algumas ferramentas que podem te auxiliar no gerenciamento dos projetos e na criação de metas para a equipe, basta escolher aquelas mais adequadas e eficazes para os objetivos em questão.

10 – Faça sem reclamar!

Segundo Alexandre Rangel, especialista em gestão de pessoas da Alliance Coaching, em um cenário de crise os empresários precisam tomar o controle da situação e não se colocar na posição de vítima.

Ou seja, é importante olhar para a parte do problema que você pode resolver, focando os seus esforços nisso. Assuma as responsabilidades, descruze os braços e mãos à obra! Você só sairá dessa posição se começar a agir juntamente com a sua equipe.

 

Andreza Abreu

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