A força da vocação

 

Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali. É quase impossível que estes personagens não sejam seus conhecidos ou tenham participado de sua vida, em especial durante sua infância.

Tive a honra de compartilhar momentos especiais ao lado de Mauricio de Sousa que nos legou dez lições especiais sobre sua trajetória. São elas:

  1. Propósito de vida. Inspirado por pais artistas, Mauricio desde cedo identificou que seu maior sonho seria desenhar. Por isso, descubra o que lhe agrada e o que lhe faz feliz, pois estes são os caminhos para o sucesso profissional.
  1. Resiliência. Um dos momentos de maior impacto em sua vida foi quando ele visitou a Folha da Manhã para apresentar algumas de suas criações. Na ocasião, quem o recebeu argumentou que desenhar não teria futuro. Naquele momento Mauricio aprendeu que não podemos desistir, desanimar ou desesperançar.
  1. A influência da família. Uma das mais importantes lições conferidas por seu pai foi: “Desenhe pela manhã, mas se envolva com questões práticas à tarde”. Esta é uma forma de unir razão e emoção, e demonstra a relevância de pais presentes, ora inspirando, ora orientando seus filhos.
  1. Foco e trabalho em equipe. Sonhar é bom e melhor ainda é buscar a realização dos desejos. Mas é essencial ter foco naquilo que se faz. Muitos alvos confundem um arqueiro. Por isso, aprenda a renunciar, pois não se pode fazer tudo bem feito ao mesmo tempo. E aprenda a delegar, formando um time em quem possa confiar.
  1. Sucesso é consequência. Mauricio relatou que não lutou para ser o maior e não brigou para ser o melhor. Mas todos nós sabemos quem ele se tornou. Uma referência mundial, alguém que enaltece nosso país por onde passa.

Dinheiro e sucesso são consequências. Não foque neles, mas em sua vocação. Certamente você deixará um legado.

Conheça as outras cinco lições em A força da vocação.

Assista AQUI ao vídeo filmado ao término da palestra de Mauricio de Sousa.

Tom Coelho é especialista em gestão de pessoas e negócios. Escreve sobre temas do mundo corporativo e atualidades. É empresário, diretor do Núcleo de Jovens Empreendedores do Ciesp e membro do Conselho Superior de Responsabilidade Social da Fiesp. É autor de 9 livros, colunista em mais de 900 veículos em 17 países e detém 25 anos de experiência no mundo empresarial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *