O fortalecimento da cultura Apple começa pela contratação dos seus colaboradores.
A Apple não contrata pelo conhecimento técnico, mas pela personalidade.
O processo seletivo é decidido pelas atitudes, não pelas aptidões.
A fabricante não quer colaboradores que estão “buscando um emprego”, ela prefere contratar pessoas que se sentem atraídas a trabalhar na empresa.
A Apple contrata pessoas que querem participar da criação dos mais desejados aparelhos eletrônicos do planeta, mas também querem contratar pessoas que ficam contentes em ajudar outras pessoas a descobrirem ferramentas que possam utilizar para transformar o modo como vivem, trabalham e se divertem.
O empoderamento Apple
A melhor forma de se construir um ambiente de trabalho diferenciado é contratar pessoas pela atitude e treinar as habilidades.
O serviço de qualidade Apple é mundialmente conhecido, os funcionários não são obrigados a trocar o aparelho de um cliente que o derrubou acidentalmente no chão ou que sofreu outros danos por negligência do consumidor. Mas os funcionários da Apple têm o poder de tomar decisões de acordo com a cultura de satisfazer os clientes.
A empresa confia que seus colaboradores irão tomar a melhor decisão para a organização e para a relação a longo prazo estabelecida com o consumidor.
Veja a seguir os 3 principais passos para empoderar colaboradores, de acordo com a cultura Apple.
Motivação
Muitas empresas ainda se baseiam em métodos motivacionais datados e investem em incentivos financeiros para os seus funcionários, como comissões e outros presentes para fazer com que seus colaboradores trabalhem melhor.
Mas recompensas financeiras, salários e outros benefícios são recompensas básicas. Se essas recompensas básicas não se mostrarem adequadas, os funcionários perceberão injustiça ao invés de sentirem motivados a entregar uma experiência positiva ao cliente.
Para tarefas de rotina, essas recompensas podem até gerar estímulos motivacionais. Mas para tarefas que exijam mais criatividade, o melhor é motivar os funcionários com uma combinação de elogios, feedbacks positivos e com o sentimento de autonomia e de maiores liberdades.
Propósito
Muitas empresas ignoram um importante aspecto do ser humano: trabalhar para um propósito maior que apenas ganhar dinheiro. Steve Wozniak ficou encantado com a visão de Steve Jobs de cada pessoa ter o seu computador pessoal. As pessoas querem saber que seus trabalhos estão gerando algo maravilhoso.
Certa vez, Jobs disse: “Ser o homem mais rico do cemitério não me importa. Ir para a cama à noite dizendo ‘Nós fizemos algo maravilhoso’, é isso que importa”.
Estimule os seus funcionários com uma noção de propósito que vá além de ganhar dinheiro. As pessoas querem mais do que o pagamento, querem se sentir contribuindo para o crescimento da empresa. Incentivos sociais e morais são mais valiosos do que recompensas financeiras.
Reconhecimento
Quando as pessoas recebem reconhecimento verdadeiro, suas dúvidas diminuem e seus espíritos decolam.
Funcionários da Apple que cometem erros não são repreendidos duramente na frente dos seus colegas. Eles são chamados individualmente e é pedido para que se esforcem mais para não cometer o mesmo erro, recebem um cumprimento descontraído e voltam ao trabalho. Quando acertam, geralmente são elogiados na frente dos seus colegas.
O reconhecimento pode surgir na forma de encorajamento quando alguém faz algo errado.
Quando alguém comete um erro, a última coisa de que ele precisa é disciplina. Nessas situações, o funcionário precisa de encorajamento e de construir uma relação de confiança com a sua liderança.
O empoderamento de colaboradores vai além da liberdade e da autonomia. Reflita sobre o processo seletivo, acredite nos seus funcionários, encoraje o seu potencial e inspire-os a viver melhor a própria vida. Reconheça as qualidades de cada um dos seus funcionários, todos os dias, e faça publicamente o maior número de comentários positivos que puder.
Mesmo pequenos poderes dados aos seus funcionários podem trazer grandes recompensas quanto ao envolvimento deles com a empresa e à satisfação do consumidor.