Como liderar uma equipe em tempos de crise!

Por: Andreza Abreu (*)

Um cenário econômico instável provoca grande insegurança no meio empresarial, mas também oferece grandes oportunidades de crescimento. Muitos empreendedores não enxergam esse lado da crise e permanecem em um estado de constante incerteza em relação aos seus investimentos.

  • Como liderar uma equipe nesse cenário?
  • Como reduzir os custos sem demitir os colaboradores?
  • Como aumentar a produtividade e o engajamento da minha equipe?
  • De que forma posso conquistar novos clientes?

Confira algumas dicas de liderança para aumentar a motivação e produtividade da sua equipe que irão te ajudar a superar esse momento com força total!

1 – Defina metas juntamente com seus colaboradores

Inserir a sua equipe nos processos de definição de metas é relevante para diminuir os ruídos na comunicação e garantir objetivos claramente definidos de acordo com as tarefas de cada colaborador. Desse modo, será possível elevar o comprometimento dos funcionários com suas atividades e resultados obtidos.

2 – Incentive a autonomia

auto-gestão dos processos de trabalho é um recurso que promove o empoderamento dos colaboradores e a autonomia para tomadas rápidas de decisão. Isso garante que a sua equipe se sinta livre para propor ideias valiosas que poderão beneficiar toda a empresa e os clientes.

Esse é um poderoso caminho para que os funcionários possam agir sem esperar que o superior hierárquico diga quais são as demandas e tarefas de cada um. No entanto, o líder deve estar sempre presente para dar as coordenadas estratégicas e deixar a equipe segura quanto aos rumos que estão sendo tomados.

Além desses benefícios, podemos destacar outros relacionados ao aumento da produtividade, simplificação dos processos, redução dos custos e melhoria da qualidade de vida no trabalho.

3 – Incentive o trabalho em equipe

Promover o trabalho em equipe é um poderoso recurso para diminuir o estresse dos colaboradores e o acúmulo de funções. Além disso, garante que todos os integrantes sigam em uma só direção até as metas estabelecidas.

O segredo de um trabalho em equipe está na forma que o líder orienta e conduz os membros durante todo o processo. Dessa forma, existem dois aspectos essenciais que devem ser levados em consideração: a delegação de responsabilidades e a visão estratégica.

O sucesso da coletividade está na delegação de responsabilidades e não de tarefas, em que o profissional desenvolve cada etapa de acordo com o seu conjunto de conhecimentos e capacidades. E a condução desse processo deve ser feita por um líder que saiba trabalhar estrategicamente com as habilidades e competências de cada colaborador.

4 – Ofereça feedbacks claros e contínuos

Principalmente em um cenário de crise econômica, a retenção de talentos é extremamente importante para que as empresas economizem recursos que seriam gastos com novas contratações e invistam em outras questões relevantes para o sucesso do negócio.

Então, como liderar uma equipe de forma que a rotatividade diminua? Uma das alternativas é o oferecimento de avaliações de desempenho pautadas em feedbacks construtivos e claros.

Os feedbacks não devem ser vistos como uma bronca ou lição de moral, e sim como uma ferramenta para alterar comportamentos impróprios e melhorar o relacionamento entre as pessoas.

5 – Investir no desenvolvimento da equipe

Quando uma empresa vivencia períodos de recessão econômica, o mais recomendado é que ela reduza gastos e invista no desenvolvimento das habilidades e competências dos funcionários. Essas atitudes garantem que não haverá demissões em grande escala e que os talentos serão reciclados e mantidos.

O gerenciamento de equipes com foco no crescimento e desenvolvimento profissional é fundamental para que a insegurança provocada pela crise diminua entre os colaboradores. Eles não se sentirão sozinhos e perceberão que a organização está se esforçando para que eles superem o período ao lado da empresa.

https://www.salpinx.com.br/como-liderar-uma-equipe/?utm_campaign=como_liderar_uma_equipe_em_tempos_de_crise&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *