Em que você falhou hoje?

 

Aos 29 anos, Sara Blakely já era dona da Spanx, uma marca de roupa íntima modeladora, que em 2011 valia 1 bilhão de dólares. E ela atribui grande parte de seu sucesso à uma pergunta frequente que seu pai lhe fazia:

 

– Em que você falhou hoje?

 

Em sua trajetória, Sara tentou, sem sucesso, entrar na faculdade de direito e, durante 7 anos, sem muita projeção, vendeu máquinas de fax de porta em porta. Contudo, a forma como seu pai lhe ensinou a não se envergonhar de seus erros e fracassos, foi determinante para que pudesse aprender e crescer com eles.

Um dos maiores erros que podemos cometer na jornada do desenvolvimento, é ficar com medo ou vergonha de cometer algum.

 

O poder do erro está justamente na possibilidade de melhorar. Desde criança caímos algumas vezes antes de começar a andar, emitimos alguns sons estranhos antes de falar e levamos alguns tombos antes de aprender a andar de bicicleta.

 

Mas parece que enquanto crescemos, vamos “emburrecendo” em relação a importância dos erros no processo de desenvolvimento, passamos a evita-los e, consequentemente, nos afastamos dos melhores resultados.

 

O primeiro passo para a mudança é a consciência, por isso, justificar um erro é errar outra vez. O fato é que, muito daquilo que você faz bem feito hoje, já foi mal feito um dia.

 

E os erros cometidos lhe ajudaram a chegar ao nível em que está agora, por isso, tão importante quanto perguntar-se: “O que eu fiz bem hoje?”, reconhecer seus principais acertos e trabalhar para potencializa-los, é perguntar também: “Em que eu falhei hoje? O que eu poderia ter feito melhor? O que eu posso fazer melhor amanhã?”, e com base em respostas sinceras, empenhar-se para melhorar.

 

Portanto líder, ajude as pessoas a aprender com os tropeços, seus e dos outros, criando um ambiente onde o erro (principalmente o erro inédito) não seja motivo de punição ou exclusão, utilizando-o como instrumento de aprendizado e desenvolvimento para todos.

 

E então: Em que você falhou hoje?

 

Um Grande Abraço,

 

(*) Marco Fabossi é Conferencista, Escritor, Consultor, Coach Executivo e Coach de Equipe, com foco em Liderança. Sócio-diretor da Crescimentum – Alta Performance em Liderança, que tem como missão: Construir um mundo melhor, transformando pessoas em líderes extraordinários“.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *