Indicadores de desempenho.

 

Indicadores de desempenho, conhecidos como KPIs (Key Performance Indicators), são métricas que quantificam a performance dos funcionários de acordo com metas pré-estabelecidas. Com essa metodologia é possível acompanhar a evolução dos resultados da empresa e usar os dados obtidos como referência para o processo de tomada e aprimoramento de decisões estratégicas.
 

Exemplos de indicadores de desempenho

 

1 – Indicador de lucratividade

Esse indicador auxilia as empresas no acompanhamento do faturamento. Com o cálculo do percentual de lucro é possível identificar quais ações podem ser implementadas para melhorar os resultados obtidos e evitar uma escassez de dinheiro ao final de determinado período.

2 – Índice de turnover

Com esse indicador é possível avaliar o índice de rotatividade dos funcionários e compreender melhor a dinâmica interna da empresa. Por exemplo, um alto grau de turnover pode estar relacionado à insatisfação dos colaboradores com a falta de investimento em qualidade de vida no trabalho.

Para encontrar o índice de turnover basta calcular o tempo médio de permanência de cada colaborador na organização. A fórmula usada para é: (nº de demissões + nº de admissões) /2, dividido pelo total de funcionários.

3 – Valor do ticket médio

Com esse KPI é possível identificar como está o processo de vendas da empresa em três categorias: por venda, por cliente e por vendedor. A fórmula clássica para encontrar o valor do ticket médio mensal é: faturamento em X meses / X / nº de clientes.

Por exemplo, com o valor do ticket médio a empresa identificou que um vendedor não alcançou a meta de vendas em determinado mês. Com os resultados em mãos ela poderá implementar mudanças para melhorar os processos de vendas, alavancando a performance do funcionário em questão e de todos os outros setores envolvidos.

4 – Custo de aquisição por cliente

Esse indicador de desempenho é considerado um dos mais importantes dentro do ambiente corporativo, já que ele ajuda gestores e líderes no processo de avaliação da rentabilidade de suas campanhas de comunicação e relacionamento com os clientes.

O cálculo é feito somando todos os gastos feitos para aquisição de novos clientes, dividindo o resultado pelo número de clientes obtidos em determinado período de tempo. Nessa conta entram os investimentos em marketing, vendas, mídias e qualquer outra estratégia que tenha sido feita com o intuito de atrair novos compradores.

5 – Satisfação e retenção dos colaboradores

Já te contamos aqui no blog que quando os funcionários estão satisfeitos com o ambiente de trabalho eles se tornam mais produtivos e aumentam o desempenho. Por isso é tão importante a implementação de indicadores que auxiliem no processo de identificação do nível de satisfação dos stakeholderspara reduzir o índice de rotatividade e melhorar os resultados gerais da empresa.

Esse KPI é vital para a saúde corporativa, podendo ser mensurado através de pesquisas de clima organizacional e outras métricas específicas.

 

Outra forma de acompanhar a evolução dos resultados da empresa é realizar uma avaliação do desempenho dos colaboradores. Acesse o nosso artigo e saiba como construir equipes altamente produtivas que te ajudam a alcançar os seus objetivos organizacionais mais rapidamente!

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