Motivação de funcionários pode ser a chave do sucesso

 

Veja métodos eficazes de incentivar – não só a você mesmo – mas também a seus funcionários, segundo um especialista

  1. Encoraje seus funcionários a encontrar seus pontos fortes

Além de se sentir seguro com suas funções e com a empresa, empregados desejam – e precisam – ser encorajados a descobrir e desenvolver habilidades. Assim, é seu papel incentivá-los a encontrar pontos fortes que os façam se destacar na empresa e no mercado de trabalho, de maneira geral.

  1. Dê valor à criatividade no local de trabalho

Muitas empresas desenvolvem ambientes diferenciados, com regras flexíveis, por exemplo. “O processo de utilização de jogos de pensamento e jogos mecânicos a fim de resolver problemas e envolver pode ser impactante para o engajamento”, afirma. Essas soluções também funcionam para trazer o sentimento de emoção para o local de trabalho.

  1.  Trabalhar em equipe é um grande segredo

O especialista também discorre sobre a importância de fazer com que os funcionários se sintam parte de um grande grupo, de que eles acreditem que são realmente importantes para a equipe e para a empresa para a qual trabalha. Para ilustrar o quanto trabalhar em equipe pode gerar motivação, Ariely cita pesquisas, realizadas nos Estados Unidos, que revelam que empregados preferem ter cortes de benefícios ou salariais a todos da equipe do que haver a demissão de um indivíduo específico. Alteridade, né?

O interessante é que esse conselho contraria o que muitos gerentes frequentemente ouvem sobre incentivar a competitividade no local de trabalho, onde bônus individuais são oferecidos. Ao que tudo indica, não é exatamente dessa forma que seus funcionários se sentirão mais engajados.

Por fim, de maneira resumida, as dicas vêm enfatizar a necessidade de que os chefes conheçam seus funcionários e entendam o que realmente pode gerar motivação em sua equipe. Pode ser ao tentar oferecer flexibilidade, pode ser incentivando a criatividade e, também, gerando um sentimento de “propósito” na equipe. Dar a eles o que desejam encontrar é uma boa maneira de também conseguir realizar o que você quer: o sucesso do seu negócio.

Fonte: Economia – iG

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *