Oito dicas para ser um Campeão em Solucionar de Problemas

 

Escrito por WASHINGTON GRIMAS

A vida está cheia de problemas e desafios. A maioria das pessoas torna-se proficiente em trabalhar com pequenos problemas ou pelo menos contorná-los.

Mas aqueles que são excepcionalmente bons em resolver problemas têm uma vantagem distinta no caminho do sucesso . Eles muitas vezes se tornam líderes entre seus pares. Quanto maiores forem os problemas que podem resolver, mais eles alcançam respeito e autoridade entre seus pares de trabalho.

É verdade que algumas pessoas são solucionadoras de problemas natas, mas a maioria pode aprimorar suas habilidades de resolução de problemas com um pequeno esforço. Aqui estão oito habilidades praticadas, os solucionadores de problemas campeões usam regularmente.

1. Permanecer objetivo.

Muitas vezes ocorrem problemas porque as pessoas desconhecem o que realmente está acontecendo com o processo. Eles se concentram em um método ou objetivo específico e, então, involuntariamente ignoram o que pode ser sinais de aviso óbvios. Os grandes solucionadores de problemas abordam cada novo problema como se fossem novíssimos. Dessa forma, eles podem aplicar uma solução específica ao problema em vez de uma correção que pode ir apenas a meio caminho.

2. Liste todos os obstáculos.

Raramente há problemas isolados. Certas correções podem desencadear reações em cadeia indesejadas em outros processos ou departamentos. Os grandes solucionadores de problemas tomam uma visão de alto nível sobre as questões envolvidas e anotam uma lista de todos os fatores potenciais que poderiam dificultar a solução. Então eles podem abordar a questão de forma abrangente com um maior grau de sucesso.

3. Identifique a oportunidade.

Muitas vezes, grandes oportunidades estão envolvidas em problemas simples. O problema em questão pode ser sintomático de problemas maiores com seus sistemas ou talvez com seus produtos ou serviços. Grandes solucionadores de problemas também são grandes oportunistas. Antes de tentar resolver um problema, avalie os fatores externos e considere um futuro que não exija esses pontos de atenção. Você pode descobrir um novo modelo de negócios incrível e muito rentável.

4. Seja um facilitador.

Você não precisa estar em uma grande empresa para sofrer com uma má comunicação . Mesmo apenas duas pessoas em um departamento ou empresa podem ser pessoalmente produtivas, mas totalmente inconscientes das atividades do outro. Os grandes solucionadores de problemas também são excelentes facilitadores. Eles usam suas habilidades de comunicação para ajudar os outros a compartilhar informações para que todas as bases sejam cobertas. Eles então incentivam as pessoas a trabalharem juntas fora de seus respectivos papéis, de modo que a soma seja maior do que as partes.

5. Traduzir pesquisa em ação criativa.

Neste mundo impulsionado por dados, as pessoas às vezes se perdem nos números e anedotas. Dados e precedentes são importantes, mas em algum momento você precisa agir. Os grandes solucionadores de problemas entendem que, se as soluções sempre existiam no passado, então os problemas não ocorreriam para começar. Obtenha pesquisas suficientes para entender os problemas e, em seguida, envolver sua criatividade para encontrar novas maneiras de resolver melhor as questões antigas.

6. Engenharia reversa.

Muitos problemas não podem ser resolvidos de forma linear. Os grandes solucionadores de problemas têm a visão de imaginar o cenário de trabalho ideal e, em seguida, construir a metodologia que alcançará o efeito desejado. É claro que eles também têm que articular efetivamente essa visão para aqueles que entendem como implementar fisicamente a solução.

7. Trabalhe com pessoas abertas.

Ao abordar um grande problema, muitas pessoas apenas pega alguém disponível com duas mãos e um cérebro. Infelizmente, os membros da equipe fechada podem não só atrasar a solução, mas também podem instigar um problema maior do que aquele que você está tentando resolver. Os grandes solucionadores de problemas sabem que os melhores resultados provêm de grupos de pessoas abertas. Sua equipe de solução de problemas deve estar disposta a sair da caixa e ficar incômoda. Em última análise, esta abordagem revelará novas e criativas soluções criativas.

8. Deixe o ego de lado.

Muitas vezes, grandes soluções para os problemas são ignoradas porque um líder quer que a solução seja sua ideia. Grandes solucionadores de problemas compartilham a satisfação de resolver o problema. Eles ficam felizes em dar o crédito a quem resolve um problema e move todos para a frente. Eles não têm preocupação em obter o crédito, porque nos negócios não há falta de novos problemas para resolver.

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