Qual é o elemento fundamental para a eficiência?

 

Por:  André Bartholomeu Fernandes

Por mais óbvio que possa parecer, muitos esquecem que a concentração é o elemento que nos permite fazer um excelente trabalho. Ela é a responsável por fazer a nossa capacidade analítica atingir rápidos resultados cognitivos, e assim podemos executar meticulosamente, mas com eficiência e objetividade, toda a sorte de tarefas que nos são delegadas.

 No livro Kafka para sobrecarregados, Allan Percy dá uma dica excelente de como manter a concentração, e fazê-la trabalhar a nosso favor. Na página 84, intitulada “O mal é aquilo que nos distrai”, ele escreve:

Berto Pena, especialista em produtividade e em gestão de pessoas, mostra em seu site que as distrações digitais – e-mails, redes sociais, SMS, etc. – podem ser as principais responsáveis por nossa insatisfação no trabalho e nosso baixo rendimento.

Para nos protegermos da enxurrada de estímulos que nos esgotam e nos tornam ineficientes, ele recomenda que criemos um bloqueio mental que impeça a entrada dessas distrações:

  • Feche o programa de e-mail e qualquer notificador de novas mensagens.
  • Nada de mensagens instantâneas, chats nem tweets. Você necessita de tempo real para trabalhar.
  • Feche todos os aplicativos que não tenham a ver com o que você vai fazer agora.
  • Se precisar buscar informações na internet, faça-o antes de começar a tarefa.
  • Se o seu aplicativo permite, trabalhe com a tela cheia.
  • Ponha o celular no modo silencioso, e com o visor virado para baixo.

 Com essas medidas simples, conseguimos reduzir a ansiedade e passamos a concentrar de maneira mais eficaz nossa energia mental.

Para algumas pessoas, a concentração é uma qualidade que vem mais fácil, e para outras, pode ser mais difícil. Se este for o seu caso, não se desespere. Você pode elaborar uma rotina mais disciplinada que o afaste das distrações virtuais, permitindo a você que se concentre com mais profundidade nas tarefas a serem desenvolvidas.

Evidentemente, o esforço para atingir um resultado desejável pode ser relativamente intenso, mas o resultado final fará você perceber que vale a pena o sacrifício.

Aumentar a produtividade é bom não apenas para a autoestima, mas para os rendimentos financeiros, para a satisfação dos clientes, e para os resultados finais da empresa no encerramento do mês.

Lembre-se de que todo grande resultado começa com a resoluta determinação de um pequeno esforço.

 Comece hoje mesmo, e no final do mês, estará produzindo duas vezes mais que o normal.

 
https://jornaldoempreendedor.com.br/destaques/inspiracao/qual-e-o-elemento-fundamental-para-a-eficiencia/?mc_cid=f165a6bea7&mc_eid=8440203103

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *